Birigui: uma moça centenária

A "massachussets brasileira" comemorou ontem 100 anos: 1911 - 2011

Conhecida nacionalmente como a Capital do Calçado Infantil, Birigui, completou no último dia 7, 100 anos de fundação. Embora o festejo oficial tenha ocorrido ontem, o feriado municipal acontece sempre no dia 8 (hoje), devido as comemorações da emancipação e da padroeira da cidade. Para a festa do centenário, a atração principal foi a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, que subiram ao palco após o tradicional desfile cívico que movimentou o Parque do Povo à noite.


Localizada na região Noroeste de São Paulo, a ainda moça Birigui não é reconhecida apenas pelo já consolidado setor industrial calçadista, mas também como a terra natural do ator global Reynaldo Gianecchini. Em 2008, o município se popularizou ao ser chamada de a "Massachussets brasileira", pelos ex-apresentadores do Rockgol da MTV, Paulo Bonfá e Marco Bianchi. Com menções bem hilárias, eles diziam que os jogos aconteciam nos estádios "Monumental de Birigui" e "Estádio Municipal Reynaldo Gianecchini", o popular Reynaldão, lembram-se? A produção até acompanhou um jogo do Bandeirantes, time local.

Osasco X Bandeirante de Birigui na MTV Brasil



HISTÓRICO

A Cidade Pérola, outra denominação dada à Birigui, surgiu e cresceu a partida da antiga Estrada de Ferro Noroeste. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo português Nicolau da Silva Nunes que aqui se instalou e percebeu que as terras encontradas eram promissoras.

No entanto, apenas no dia 8 de dezembro de 1921 que o município alcança sua emancipação
Como a maioria das cidades da região, Birigui também teve origem na língua Tupi-Guarani, e recebeu este nome em referência a um minúsculo mosquito existente, chamado pelos índios de birigui. Clique aqui e veja um acervo com mais de 300 fotos antigas da cidade.

Passados 100 anos, a cidade se mantém como a segunda maior da região - atrás apenas de Araçatuba - com 108.728 habitantes segundo o último censo do IBGE. Com uma economia aquecida pelas indústrias, Birigui recebe diariamente milhares de pessoas vindas de toda a região para trabalhar, empregando 18 mil trabalhadores. Resultado disso, é a produção de 250 mil pares de calçados por dia e a exportação para diversos países.

4 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Felipe disse...

Cidade Lindaa..

Blog do Iranilson disse...

Grande Rafa Lopes, excelente texto ! Parabéns! Por onde v. anda ? Não está mais na FOLHA?Sentimos a ausência de seus textos maravilhosos! V. é um grande profissional!Sucesso sempre!!!

Rafael Lopes disse...

Olá Iranilson, tudo certo? Poxa, fico feliz que tenha gostado do texto, muito obrigado pelos elogios. Contente por saber que gostava dos meus textos.

Faz um tempinho que sai da Folha, por alguns probleminhas particulares. Este ano estava morando em Três Lagoas, trabalhando num jornal lá, mas agora estou de volta à Birigui, procurando algo na área novamente.

Um grande abraço pra ti.

Lia Lopes disse...

Háa! parabéns mesmo p/ essa cidade maravilhosa..e que maravilha o show do Zezé gente.! tá de parabéns Birigui linda.... e que venha mais 100 anos de belas conquistas ... um abraço p/ todos Biriguienses... ....