Denovo, Enem!

Pelo segundo ano consecultivo, a credibilidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é colocada em xeque. Se já não bastasse o cancelamento da avalição em 2009, devido ao vazamento do conteúdo das provas antes da aplicação, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) falha novamente na organização, demonstrando desatenção e falta de respeito aos inscritos.

Desta vez, os erros foram observados no sábado, primeiro dia do exame. Cadernos com questões duplicadas, folhas de respostas com cabeçalhos trocados e falhas na segurança foram alguns dos problemas detectados. Como trabalhei como fiscal, pude acompanhar um desses erros. Na minha sala os candidatos ficaram revoltados.

TWITTER

No twitter, os erros grotescos do Inep foram os assuntos mais comentados desde o último domingo. A tag #enemfail permanece em primeiro lugar no trending topics. Um usuário escreveu a seguinte mensagem: "O #INEP é foda e mega modernizado e avançado! Já aplicou o trote nos alunos, antes mesmo de entrarem na Universidade! #enemfail".

Outra twitteira da rede social postou, em tom de brincadeira, a seguinte mensagem: "O Enem só foi válido para quem trabalhou na aplicação das provas hehe."

O Mec (Ministério da Educação) foi tão rigoroso com proibições sem sentido algum, como o uso de lápis, borracha e caneta azul, que acabou se esquecendo de verificar e corrigir as próprias falhas. Agora, o órgão quer processar os candidatos que causarem problemas nas redes sociais. Escuta aqui, voltamos a época da censura?

REDAÇÃO

O tema da redação - Trabalho na Construção da Dignidade Humana, estava muito simples e fácil. Mas como em qualquer edição, sempre tem as famosas pérolas. Um candidato escreveu a seguinte frase: "Há muitos obstáculos na vida do ser humano, o trabalho com certeza é um deles".

Como? O pior que preciso concordar com a pessoa viu. Poderia estar na piscina, praia, shopping, dormindo, mas não, o bendito trabalho me atrapalha, rss.

4 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Atreyu disse...

O ENEM acabou com o humor da Doroti, ela pegou a prova “Amarela” tem noção?

rafa_berto_lucci@hotmail.com disse...

eaii rafa!!
ki coragem!!
kkkk... mais flando serioo esse enem jah tah si tornando uma palhaçada!!
ano sim ano nao dah algum erra, tah na hora da justiça tomar uma providencia FAVORAVEM a TODOS os estudantes!!

Raphael Medeiros disse...

Acabou mais um capítulo da novela, ENEM: um novo ano, uma nova surpresa.
Cara todo ano tem problemas que envolvem o ENEM.
Eu estou muito crítico ou realmente parece que virou uma vale a pena ver de novo.
Agora um detalhe que vem a calhar,
a cada ano que chega a época do ENEM, eu vejo que estou ficando mais velho, pois não preciso mais fazer !

Abraço, Rafa.

Diuân Feltrin disse...

Para se pensar em uma educação transformadora, precisamos antes de tudo transformar nossos dirigentes...
ENEM mais uma vez ganha o título de Mico do Ano!