"Caminhos da Transformação"

Caminhos da Transformação: clique na imagem para ver a capa completa


Depois de alguns meses de pesquisas, leituras de livros, elaboração de pautas, gravações e edição, finalmente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo) do meu grupo foi entregue à coordenação e a banca examinadora. Agora só falta a apresentação do trabalho, que será na próxima quarta-feira (24). Todos estão convidados!

Confesso que o final do mês de outubro e início de novembro não foi nada fácil. Ter que conciliar o TCC com o estágio, aulas e os trabalhos das disciplinas do curso foi muito difícil. Eu e a Angélica Neri chegávamos às 7h40 na faculdade e íamos embora apenas às 23h. Pensamos até que não conseguiríamos entregar o produto (vídeo) dentro do prazo, pois tivemos problemas com a edição. Felizmente, tudo acabou bem.

Mais aliviado e confiante, paro agora para pensar tudo que ocorreu neste ano. Durante a elaboração do TCC com meus amigos Cristiano Morato, Diuân Feltrin, Luiz Gustavo e Angélica, lemos livros, conversamos com pedagogos para nos direcionar melhor quanto ao tema práticas alternativas.

Os personagens para o vídeo buscamos nas cidades de Auriflama, Araçatuba e Birigui. (A foto ao lado foi tirada em Auriflama. No meio está o cameraman Lucas. Só faltou o Diuân, que não pôde nos acompanhar).

Gravamos aulas de xadrez, cinema, música, dança e teatro, aplic
adas em escolas públicas ou privadas e em um projeto social. Nossa intenção era saber se tais atividades, quando somadas ao ensino tradicional, acarretavam transformações na formação educacional do indivíduo. Assim, concluímos a partir das nossas entrevistas que tais práticas são eficazes quando aplicadas com responsabilidade.

O resultado das nossas pesquisas originou no projeto denominado Grande reportagem: Práticas Alternativas de Educar - Incentivo à Transformação, e no vídeo "Caminhos da Transformação". Galera, a videorreportagem (ou melhor, grande reportagem) ficou muito boa. Espero que este trabalho sirva de incentivo para que os pedagogos, educadores e professores da nossa região e quem sabe do nosso país, possam aperfeiçoar ainda mais o processo de construção do conhecimento das crianças e jovens.

Fiquem agora com uma prévia de 11 segundos do vídeo. Infelizmente não posso divulgá-lo por completo por questões de plágio. Mas posso emprestar o DVD para quem quiser assistir. É só pedir.

10 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Skateblog Kaio Esteves! disse...

Muito interessante o tema do seu TCC. Bem dinâmico e criativo. Abraço! Kaio.

Anônimo disse...

Rafael Farias - Jornalista. Minas Gerais.

Parabéns pela sensibilidade que vocês tiveram ao abordar a educação. Com certeza, trabalho inovador e base para reflexão e possíveis mudanças, por parte do nossos governantes, na educção brasileira. Estou certo de que vocês serão profissionais bem sucedidos. Parabéns e boa-sorte neste início de caminha no mundo feudal da comunicação. Welcome to the jungle!

Tom disse...

Ah, libera o conteúdo completo depois que apresentar, vai???
Abração!

Rafael Lopes disse...

Oi, Tom.
Poxa bem que gostaria mesmo de liberar todo o conteúdo, mas infelizmente, por questões de plágio (que na net hoje não tem como escapar) e por não termos autorização dos entrevistados para disponibilizar na net, fica difícil.

Abraço

Diuân Feltrin disse...

O processo de elaboração desse trabalho nos garantiu novos conhecimentos. Foi um verdadeiro desafio para nós, jornalistas, aprofundarmos em estudos acerca do tema educação. No entanto, a convicção de que um novo jeito de educar é possível nos fez buscar muita força e perseverança. Concluímos, em sintonia com Paulo Freire, que a educação pode transformar as pessoas que, por sua vez, têm a capacidade de mudar o mundo.

No decorrer de todo esse processo, dediquei-me mais à elaboração do trabalho teórico, o que me fez descobrir a paixão pela pesquisa científica. Foi o primeiro trabalho, o embrião, de muitos que estão por vir.

Estamos com o pensamento positivo para a banca que será nesta quarta-feira! Temos certeza de que todo o empenho será recompensado!

Anônimo disse...

parabéns Rafa, estou gostando muito das coisas que estou lendo aqui. Boa sorte em tudo. Beijoos Naay Martins

Nilma Ruas disse...

Quero veer esse vídeo, hein!!!

Parabéns, Rafildo! Ah, para o pessoal do grupo também, é claro!!
bjocas

David disse...

Olá Rafa, beleza?
Parabéns, se possível,gostaria de assistir o vídeo completo. Mas aproveito mais uma vez para parabenizá-lo, afinal, saiba que sempre apostei na sua habilidade e capacidade na área do jornalismo.
Abração.
David

Rafael Lopes disse...

:: Obrigado David, valeu mesmo pela mensagem cara. Só entrar em contato comigo, empresto o DVD sim, para você assistir.

Abraço

danistill disse...

Eu adorei o que vc postou. Muito inteligente e interessante. Um abraço