O fenômeno Google

Imaginem a seguinte cena: você está tranquilo em sua casa, depois de um dia exausto de trabalho, navegando pela internet, assistindo a um vídeo, acessando as redes sociais e usando as ferramentas do Google, quando de repente... Ahhhh! O serviço sai do ar.

Os leitores devem ficar desesperados, certo? E não é para menos. Hoje, não associar o fenômeno do Google à internet é quase impossível. Digamos que infinitamente impossível. A empresa conquistou status nos últimos anos, tornando-se essencial a qualquer usuário da web 2.0.

São vários produtos online disponíveis como o Google News (notícias), Images (imagens), Maps (visualizador de mapas), Books (busca de livros digitalizados) e Reader (para leitura de feed RSS), além dos populares Picasa, Gmail, Youtube, Blogger, Orkut, entre outros. Um pacote de serviços gratuitos que chamam a atenção de milhões de pessoas no mundo todo.

Muitos internautas nem conseguem dormir sem antes abrir o email e ler as mensagens, ou acessar o Orkut e ver os últimos recados, as visitas e quem te adicionou. Muito menos desligar o computador e não fazer uma simples postagem no blog ou assistir os vídeos mais interessantes do Youtube. Abrindo um parêntese aqui, confesso que estes serviços são os meus favoritos.

O Google ainda auxilia muito um profissional da área da comunicação. Por meio dos serviços, os jornalistas podem pesquisar tudo que já foi publicado sobre um determinado fato ou mesmo deixando o portal de notícias para o qual trabalha mais interativo, com a opção de postagem de vídeos juntamente com o texto.

Sem contar que serve também como um portfólio, uma possibilidade para que empresas jornalísticas vejam os trabalhos e textos que são divulgados. Enfim, o Google é um verdadeiro vírus (do bem). Por oferecer diversos recursos acaba se tornando um vício.

(*) Texto idealizado como Atividade Avaliativa da disciplina Jornalismo Online e Novas Tecnologias ministrada por José Marcos Taveira.

27 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Diuân Feltrin disse...

Resumindo: Google = Internet.
Vai dominar o mundo! Rsrsr Belo texto.

Ah, o filme Dogville está à anos-luz de ser considerado trash Rafa. Vou tentar gravar e daí te empresto.
Abraços

railer disse...

não concordo contigo. tem como dormir sem acessar email sim, sem usar internet sim. as pessoas não podem ficar viciadas nisso. tem gente que passa até mal quando isso acontece. é preciso ter a tecnologia como aliado e não ser escravo dela.

HSLO disse...

Vai dominar o mundo...então...né verdade.


abraços


fica na paz.


Hugo

Rafael Lopes disse...

:: Railer, você está certo sim, mas quando o "vicío" é usado para o lado positivo não vejo mal nenhum.

Agora quem é totalmente viciado, como existe, isso é de cada um. Cada um utilize as ferramentas da forma que bem entenderem certo?

O fato é que da maioria das ferramentas que usamos na internet, é o Google que oferece. Se hoje, ele parar ou fechar, milhões de pessoas ficarão sem utilizá-las, bem como você que é adepto do blog. Isso que você não deve ter entendido do texto.

Abraço

railer disse...

entendi tudo no seu texto sim. o que quero dizer é que, mesmo que o google seja o dominante, se ele um dia parar, há outros sistemas de busca, blogs, redes sociais etc.

Rafael Lopes disse...

:: Railer, até existe mesmo, mas não tão bom como o google oferece. Os que são melhor, infelizmente são pagos.

Quanto às redes sociais, infelizmente não temos nada tão popular como Orkut e o Youtube. Twitter vem ai, mas não é a mesma coisa, pela limitação. Facebook? Também não é todos que acessam.

Enfim, é uma boa discussão. Valeu pela sua opinião. Abraço

FOXX disse...

do bem? será??

Thiago Maia disse...

iai garoto, bom dia
pois bem, não abandono o blog não
rsrsrs
foi só pra saber como seria se fosse verdade

abração

Teórico disse...

Exageros a parte, gostei do teu texto. A internet tá intimamente inserida em nós, na nossa sociedade, é impossível imaginar o mundo sem isso.

Abração.

PS. Te add no msn

Valdeir Almeida disse...

Em uma frase: "O Google é o mundo", não tem para onde correr.

Rafa, abração e uma ótima quarta-feira pra você.

Tom disse...

Bem, eu já me considero "vencedor" quando passo um dia sem ver meus e-mails (embora eu deva ver meu e-mail profissional ao menos uma vez por dia sob o risco de perder contatos importantes).
Mas fico iradíssimo quando dona Gúgôl me impede de acessá-los ou a seus derivados (blogger, orkut, picasa etc. etc. e talz...)... isso, sim, "é a treva", como diz a piveta chata da novela global, lá.
Abração!

Caroline. disse...

Resumindo: Google = Internet.
Vai dominar o mundo! Rsrsr Belo texto.[2]
Alias acho que ja dominou o mundo faz tempo sahasuaha

Luis Fabiano disse...

Eu também acho que não se pode generalizar tanto. O Google é uma ferramenta importante, sim, mas acho perigoso colocá-lo acima de qualquer coisa. Aliás, isso já aconteceu muito com os jornais e TV, formadores de opinião no passado, quase absolutos, e hoje com a internet a realidade mudou bastante. Então, quanto mais diverso o mundo digital, melhor. Todos saem ganhando.

Abração

P.S. Adorei as manchetes do post anterior, acho que a Veja saiu na frente, né?

Carol disse...

Eu sou aquele tipo de pessoa que fica doente sem internet! hehe
Para me ver com o bico arrastando no chão é só o provedor de internet cair por alguns minutos! hehe
Em breve, o explorer e o mozzila vão colocar msgs como as de cigarro: O uso de internet pode causar dependência! rs

Caio Lima disse...

Google é Mara!

Hoje em dia não dá pra imaginar um mundo sem esse fenômeno!

abraço

Marcos Campos disse...

Hummm, muita coisa na mão de um só, não acha??
Abraço!

alexandre disse...

Prezado
Parabéns pelo blog!
Abs
Alexandre Taleb
Consultor de Imagem/Personal Stylist
Visite meu blog: http://ataleb.wordpress.com/

Tânia disse...

OOI. pois é neh.. eu não imagino minha vida sem o GOOGLE.. tuudo que eu preciso.. GOOGLE..Google.. Google..
Sempre Google..
Mas nunca saiu do serviço quando eu precisei nao.. (sorte?!)rs

beijos.

DANIZINHA disse...

Viver sem internet é possível? Possivel é. Mas, é muito prático, dinâmico e comodo. Dr. google e bom senso, maravilha!

beijos

Erica Ferro disse...

Viciei no google, profundamente, haha!

Ótimo post, falou tudo. Enfim, assino embaixo.

Beijo.

Gilson disse...

Rafael

Concordo plenamente com o railer, não podemos estar tão presos ao mundo virtual, temos que viver com todas as letras o mundo real e deixar o mundo virtual ser somente o apoio, a ferramenta, a funcionabilidade e a fonte de informação rápida, porque informação e cultura só adquirimos nos livros, teatros e exposições.

Abs

Silvana Nunes .'. disse...

BOM DIA.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer o carinho de suas palavras para com o meu trabalho, trabalho este que faço com muito carinho e dedicação para vocês, embora muitos e muitos problemas estejam por trás. O seu cantinho também é genial, adorei.
Contar histórias é um exercício fantástico, eu faço isso naturalmente. Na verdade todos nós temos um pouco de contador...
Bem, hoje a minha história para vocês é de DOM SEBASTIÃO - uma das minhas preferidas, espero que aprecie.
Volte outras vezes,
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para contar.
Beijo grande.
Que a PAZ e o BEM esteja sempre com você.
Saudações Florestais !

isabella M. disse...

aaaah,se tem uma coisa que me deixa em panico,é google fora do ar ! rs.
e ele tem um monte de ferramentas,blogger,orkut,picasa,google tradutor rs.
então é quase indispensavel rs

beijos !

Leandro Zayd disse...

Ta tudo certo, sumi por causa dos trampos.
Massa o texto. Acho legal as inovações da internet (principalmente por parte do google), mas concordo com o comentário acima "muita coisa na mão de um só". A concorrência é o motor das inovções :D

Não chego a ser tão dependente da internet, mas a considero muito mais essencial que a televisão (nela todo mundo tem voz e deixa de ser apenas um receptor para poder também transmitir informações). Ainda bem que a net continua a evoluir e mostrar mais inovações, e o google é um dos grandes responsáveis por isso!
Vlwss

♥ Mαrcellα L. disse...

O google é um santo!
Tá sem imagem pra ilustrar um post no blog? Joga no google.
Trabalho de escola? Googla o assunto!

E por ai vai...

"Aonde baixa o google?" (Zuando)

Beeeijos

Denilson D'Almeida disse...

acho que a google já deveria estar entre as 3 palavras mais conhecidas/faladas no mundo.

ainda tem o google tradutor rsrs

Valdeir Almeida disse...

Rafa,

Voltei aqui para lhe desejar uma excelente semana.

Abraços.

Apareça quando puder.