Máfia japonesa: Birigui no Fantástico

O Fantástico trouxe neste domingo (8), uma reportagem especial sobre a máfia japonesa. Na última quinta-feira, dia 5, a equipe da revista eletrônica esteve em Birigui, interior de São Paulo (cidade que moro), acompanhando a prisão do empresário Renato Teruo Kassama, realizada pela Polícia Civil e o Ministério Público de Birigui.

O homem é acusado de liderar um esquema de roubo de veículos e receptação de cargas e de estar ligado à máfia japonesa Yakuza. Kassama foi preso em sua mansão (Veja na foto ao lado tirada por Chico Siqueira/especial para o Terra). Nos portões da casa e em portas no interior do imóvel, existem símbolos que representam o brasão da Yakuza.

A polícia também investiga uma possível ligação do empresário com o assassinato de um homem, em 2005, que seria do mesmo grupo e teria sido morto com uma espada. O corpo foi encontrado no meio do canavial, em Coroados.

Enfim, uma pena Birigui, que já é conhecida por ser a capital dos calçados infantis e a cidade natural do ator Reynaldo Gianecchini, ser divulgada nacioalmente por um escandâlo. O bom que é um cara perigoso foi retirado do convívio social. Espero que não volte tão cedo.

Veja a reportagem do Fantástico

15 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Gilson disse...

Rafael

Quando assisti lembrei logo de você, mas não acho que isso vai ferir a imagem da cidade não, pelo contrário, mostrou um belo trabalho da polícia e provavelmente tudo isso foi tranquilizante para voces.
Não sabia que o Reinaldo era seu conterrâneo.

Abs

Caio Lima disse...

Morto com uma espada? PQP! #medo

e ow, eu sempre ouço falar em Birigui quando eu assisto o Rock Gol da MTV =) O campeonato é disputado em São Paulo, mas o Paulo Bonfá sempre fala que é em Birigui e que o estádio em que ocorrem as partidas se chama "Reynaldo Gianecchini" heheheh

boa semana Rafa
um dia eu visito Birigui

FOXX disse...

gente! fiquei chocado com essa!

Teórico disse...

Eu morei dois anos no Japão e não vi nada parecido com o pessoal da Yakuza, cheguei uma época a duvidar da existência desse grupo.

Mas não vejo motivo para tanto estardalhaço, afinal de contas tantos crimes são cometidos no Brasil todos os dias, com requintes de crueldade maiores ou iguais ao da Yakuza.

Na minha opinião, o fantástico cobriu uma brechinha de programação com uma reportagem tão inútil quanto o Reinaldo Gianecchine...rs

Abraço

BETH disse...

Nossa como é triste ver nossa querida Birigui ficando conhecida por coisas tão ruins. Mas pelo menos decisões estão sendo tomadas para que não continue assim.
O pior é saber que muita gente já sabia sobre essa máfia e ninguem nunca tinha feito nada, a casa já está na cidade com esse simbolo a muitos anos.
Adorei o blog! beijos Lizbeth

Erica Ferro disse...

Sinceramente? Tudo está tão distorcido, que é difícil se sentir seguro e, realmente, livre de certas coisas.

Beijo, Rafael.

P.s: Birigui, nome engraçado - repito. HUSAHSAUHSA. =P

blogdozemarcos.com disse...

::: Não tinha assistido na TV, Rafa. Assisti tudo em seu blog. Que história, hein!

É uma pena que os programas de TV de rede nacional dediquem todo este tempo ao interior apenas quando há coisas ruins. Nunca vi um tempo desse dedicado ao calçado infantil de Birigui, por exemplo. Paciência...

Gabriel Von Borell disse...

Ouvi falar do caso por alto ! Nem vi a matéria do Fantástico . Como se não bastasse o crimnosos nacionais por aqui né ? rs Tem que rir pra não chorar !

abraçoo

HSLO disse...

Nosso país cada vez mais envolvido com a comunidade internacional...rrsr


abraços

Hugo

Diuân Feltrin disse...

Concordo com o Zé Marcos. Aspectos positivos da cidade jamais são retratados em programas nacionais!
Quanto ao caso, sem comentários! Isso causa espanto e nos remete às teorias conspiratórias!!!

Valdeir Almeida disse...

Rafa,

É chato quando a cidade em que moramos tem a imagem associada a algo ruim. Que bom que, apesar disso, ela tem a fama de ser a cidade do Gianecchini.

Abraços e quando puder aparece em meu blog, ok?

DaviD disse...

bhááá quando vi essa noticia fiquei muito "espantado" de saber q a máfia japonesa tinha um "representante forte" no brasil.,.,
e o cara ainda quiz dizer q aqueles simbolos nas portas da casa
éram para evitar acidentes .,,.,..,
sheihsheihsheihs

Clebinho disse...

Se fosse apenas em Birigui, o problema seria fácil resolver, mas é geral!

Infelizmente.

A cidade pérola da noroeste não perde o seu brilho por um fato isolado, parabéns pela informação Rafa, tudo que é importante (bom ou ruim) deve ser divulgado.

CIMA disse...

OPA ,CONHEÇO A MAFIA DO JAPAO , YAMAGUCHI-GUMI... NAO E TUDO ASSIM COMO FALAM NAO ... GOSTARIA DE ENTRAR EN CONTATO COM VC SE POSSIVEL E SE FOR DE SEU INTERESSE PUBLICAR ALGO , INCLUSIVE O TERUO E DE OIZIUMI. GUNMA -KEN , ONDE TRABALHEI E MOREI ANOS , EM 1992... QUER SABER DE MAFIA TO A DISPOSIÇAO ... SOBRE QUALQUER ASSUNTO ... FICOU LEGAL SUA REPORTAGEM ...

Rafael Lopes disse...

CIMA, deixe seu email, entro em contato sim com vc. Sempre bom conhecer outras coisas, saber do outro lado como realmente é.

Abraço