“Bom fotógrafo pensa nos detalhes”

Post atualizado dia 14/11/2009 às 1h42.
De um simples entregador de jornal a um renomado repórter fotográfico da região de Araçatuba. Esse pode ser o título perfeito para retratar a história de vida do jornalista Alexandre Souza, 38 anos, mais conhecido como Xandão.

Atuando na área jornalística há 20 anos, ele conta que a paixão pela fotografia surgiu durante sua adolescência, mais precisamente aos 16 anos de idade, quando começou a trabalhar como entregador de jornal no extinto periódico “A Comarca” de Araçatuba.


Como foi sempre muito curioso, logo ele passou a cuidar das revelações das fotos. Para quem não se lembra, naquela época só existia máquinas de filmes, sendo necessário revelar as imagens que seriam utilizadas no jornal, bem diferente das tecnologias que existem hoje.


Não demorou muito para que o jornalista conseguisse a grande oportunidade de sua vida: ser efetivado como repórter fotográfico, no mesmo jornal. Seu trabalho foi sendo aperfeiçoado e, em pouco tempo, Souza já estava trabalhando no Jornal da Cidade, de Araçatuba. Depois passou pela Agência Interior, maior portal de notícias da região, até entrar no jornal Folha da Região de Araçatuba, onde ficou por nove anos.


Criatividade, percepção e atenção são três qualidades fundamentais para qualquer repórter fotográfico. “Um bom fotógrafo pensa nos detalhes. Não adianta só tirar aquilo que todos veem. É preciso se superar e retratar ângulos diferentes da cena, pois
deve haver um casamento perfeito entre a fotografia e o texto”, explica Souza.

Durante uma palestra para os alunos do 6º semestre do curso de Jornalismo do Centro Universitário Toledo, ocorrido na terça-feira, dia 10, Souza falou sobre suas experiências. Em mais de uma hora, ele compartilhou com os futuros jornalistas fotos tiradas durante a produção de matérias para o jornal.

Conforme Souza, fotografia só se aprende no dia a dia. “Precisamos errar para aprender. Eu mesmo já errei muito e perdi muitas fotos. A partir das falhas que fui melhorando meu trabalho. Essa é a maior riqueza da fotografia”, ressalta.

O jornalista observou que é necessário preparar-se para situações adversas do cotidiano, como um atolamento numa estrada de terra em dia de chuva, e até mesmo ver imagens chocantes como um acidente de trânsito.

Segundo ele, um bom profissional deve sempre procurar o aperfeiçoamento. Uma boa opção são os cursos profissionalizantes. “Devemos também estar atentos as novas tendências do mercado, como os equipamentos e sempre aprender novas formas para se tirar uma foto. Para isso, existem as revistas e sites especializados que podem ser consultados”, recomenda.


Para Souza, uma imagem vale sim mais do que mil palavras. “Uma boa imagem deve conter toda a informação da matéria, para que em apenas uma olhada, o leitor já consiga saber do que se trata o assunto
”, finaliza.


À pedidos, o Alexandre Souza gentilmente enviou algumas fotos para serem postadas no blog. As imagens retratam bem a criatividade, percepção e sensibilidade para registrar os momentos. Para ver a galeria de fotos, basta clicar na imagem do macaco.

(*) Texto idealizado como Atividade Avaliativa da disciplina Jornalismo Online e Novas Tecnologias ministrada por José Marcos Taveira.

23 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Erica Ferro disse...

Realmente, uma foto bem tirada dispensa textos e qualquer explicação escrita.

Adorei o post!

Beijo.

Gilson disse...

Rafael

Concordo plenamente com o Xandão, uma imagem vale mais do que mil palavras. Sou um afccionado por uma bela foto.

Abs sumido

Caco disse...

Eu amo fotografia. E como ele disse, tem que tirar um tanto de foto mesmo, uma delas vai ser "a foto", mas também existe a sorte, quando tu acerta de primeira.

Mescla de culturas disse...

É claro que adoro fotografia né? rsrsrs
Vc tinha que ter postado uma foto tirada por ele...rs
fiquei curioso !
enfim, deve ser um ótimo fotógrafo e pessoa !
absss !

APARECI, rs !

FOXX disse...

não faltou fotos dele nesse texto não?

Ausência Instável disse...

Eu concordo com o xandão, você faz dos eu trabalho a sua imagem. É da onde surge a confiança de um bom profissional.

É assim que ele conquistou por eses 20 anos.

Sucesso para ele , e pra vOCe!
Saudade, Bjs.

Leandro Martins disse...

Ah, eu tbm adoro tirar fotos.... e claro, uma imagem vale mais q 1000 palavras sim! T+

Caroline. disse...

Muito bom o texto =D

Jay e Alê disse...

Hey amigo,
Muito tempo que não passo aqui. Enfim coisas da vida. Eu tb concordo é preciso várias fotos pra se ter a foto. Detalhes são tudo. Sou apaixonado com fotografia, acho que seria minha próxima profissão.Quem realmente gosta de fotos mesmo não sendo profi, se peocupa com alguns detalhes não é mesmo?
Grande abraço e keep up the good job ok?
Jay

Caio Lima disse...

uau

Uma imagem vale mais do que mil palavras. E isso só vale para os fotojornalistas de respeito, como esse Alexandre aí =)
o cara é foda mesmo
gostei
flwee

Lucas Rohãn disse...

Lamento ser um péssimo fotógrafo. Essa é uma das minhas decepções comigo mesmo (além de não saber cantar e dançar).

Nilton disse...

Bom dia,Rafael,
Amei as fotos.Fotografia,é uma arte.
Bom final de semana.
Estarei sempre por aqui.
Abraços.
Sonia
Obs: Estou no pc de meu marido e ele é chato,mas é bonzinho também.
saladeleituraciep280.blogspot.com
( Lembra?)

Nilma Ruas disse...

O Xandão realmente é um profissional e tanto em matéria de fotografia. As fotos delke são mara!!!

Rafael Lopes disse...

:: Pronto, já tem foto tando do Xandão, como do trabalho dele.

:: Valeu Caroline, que bom que tenha gostado do texto.

:: Realmente galera. Uma boa imagem tirada, retrata fielmente o que diz o texto.

:: Pois é Lucas, dançar também não sei não. Cantar eu tento e fotografia eu amo, rss.

Abraço pessoal

Desmanche de Celebridades disse...

Excelente esse blog!
Estou aprendendo muito sobre fotografia. Uma arte que eu conheço pouco.
Textos muito explicativos, e bastante compreensiveis.
Obrigado por esse blog.

Abraços.

Rafael Lopes disse...

:: Poxa, obrigado você por me visitar e comentar aqui no blog.

Fico feliz que tenha gostado do meu espaço.

Abraço

Ausência Instável disse...

O poema foi feito com o meu estado de carencia, numa distancia que eu odeio,e vc sabe disso !!!

Certo?
Bjão!

Saudade!

Alexandre Souza disse...

Grande Rafael, parabens pelo Blog e pela matéria. Obrigado por produzir este material, fiquei muito feliz amigo. Quando vc começou a fazer fotos para a Folha, eu comentei com o pessoal na época: "O Rafael tem visão de fotografo". E agora lendo seus textos vc já ta pronto para o mercado. Parabens Rafa! Que bom que o pessoal gostou. Agradeço a todos pelo carinho. Valeu!

Rafael Lopes disse...

:: Alexandre, valeu pelo comentário. Agradeço também por acreditar no meu trabalho e por sempre me dar uma força.

Como todos disseram aqui, você é o fotográfo. Gosto muito do seu trabalho.

Abraço

Oda Moura disse...

Concordo. Uma imagem vale mais que mil palavras. Depois do Desenho, Fotografia também é uma das minhas maiores paixões.

Rafa, seu blog tá muito bom. Parabéns!

Diuân Feltrin disse...

Muito legal a possibilidade que temos de entrar em contato com bons profissionais do jornalismo!

Tânia disse...

Detalhes são tudo em uma foto neh *---*
Tenho selinho pra vc lah no blog . beiijos.

Marcos Campos disse...

Ola Rafa!
Legal a reportagem...muito bom!
Abraço!