Controle Absoluto

Divulgar dados pessoais, bem como fotos e vídeos em redes de relacionamentos na internet como o Orkut, Facebook, Myspace, Youtube, Twitter, Meme, e até mesmo os Blogs, transforma as pessoas, antes meros e comuns cidadãos, em “celebridades virtuais”, acarretando na perda da privacidade.

Mas até que ponto a utilização desses inúmeros recursos oferecidos pela internet ou até mesmo outros meios de comunicação como os celulares, é seguro para a sociedade? A exposição desenfreada de informações no mundo virtual deixa as pessoas suscetíveis a riscos, podendo tornar-se uma ameaça contra àqueles que a utilizaram inocentemente. Ter controle sobre as tecnologias é o fundamental.

É sobre isso que aborda o filme “Controle Absoluto” (Eagle Eye) lançado em 2008, dirigido por D.J Caruso. O governo dos EUA ao tentar combater o terrorismo com o uso de uma agência de inteligência virtual (que mantém dados de todos os cidadãos em sua memória) se vê ameaçado pelo próprio sistema, após falhar na ação.

Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) duas pessoas desconhecidas, porém com alguma ligação semelhante, são escolhidos para prosseguir com um plano de acabar com a vida do presidente do país e demais autoridades. Os destinos dos dois americanos se cruzam, a partir de um telefonema anônimo feito por uma mulher, passando orientações que deveriam ser cumpridas, caso contrário, suas vidas e de suas famílias estariam em risco.

Com a utilização de diversas tecnologias do dia a dia, como celular e câmeras de monitoramente, a voz misteriosa passa a rastrear e controlar os passos da dupla, que de pessoas comuns se tornam fugitivos da polícia. O objetivo deles é preservar as próprias vidas, em diversas situações de risco, e descobrir o que realmente está acontecendo.

Confira o trailler e assista ao filme.

13 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Raphael Cordeiro disse...

Bom quanto ao perigo no uso de tecnologia não se discute que estamos correndo riscos.
Por exemplo o Google.

Imagina quantos milhões, dirá Bilhões de usuários usam por dia os serviços dessa empresa que parece ser "bonzinha".

Tente imaginar se sua caixa de mensagens é de repente invadida, ou se você um cidadão "de bem" tem ela vasculhada pela Polícia Federal, imagina quantos dados pessoais você mantém no seu blog, orkut, Gmail, Albuns de fotos virtual e outras dezenas de serviços que a Google oferece "gratuitamente".

É um risco enorme de repente ter toda sua vida virtual exposta.

Quanto ao filme eu não gosto muito de filmes de ação porém fiquei com vontade de assistir esse! dhsadisahdiusah

Abraço Rafa, seu blog está o máximo como sempre :)

Diuân Feltrin disse...

Realmente o filme é fantástico. É claro que possui clichês, mas a temática os torna quase que imperceptíveis. Bom entretenimento gerador de discussões!
Belo Texto!

Jay e Alê disse...

Rafa,
1. Interessante post. eu tenho muito cuidado com imagens e fotos e até mesmo informações minhas que por um motivo ou outro possam me expor. O Filme é interessante, deixa claro como podemoas nos tornar vítimas de nós mesmos de alguma forma.
2. Obrigado a vc tb por passear pelo Ká Entre Nós, passaremos sempre por aqui e com certeza deixaremos nossas pegadas rsrsrs.
Abraço nosso.
Jay

Valdeir Almeida disse...

Rafa,

Assisti ao trailler e li o seu post.

Nos dias atuais, mesmo quem não tem perfis em Orkuts ou outros sites de relacionamento está exposto aos perigos gerados pelas novas tecnologias.

Vê-se, por exemplo, os caixas eletrônicos. Eles são equipados com recursos de alta segurança. Ainda assim, não são o suficiente para impedir que criminosos clonem cartões.

A questão é que na internet esse perigo se multiplica.

Abraços.

Lucas Tosta disse...

Eaí Rafa.. o filme é realmente ótimo.. eu já o vi faz algum tempo, o risco é grande mesmo.. vivemos hoje num Big Brother cercados de câmeras em todos os lugares.. mas o filme é sem dúvida um bom filme.. ótimo post!

Cristiano Contreiras disse...

Por todos os lados - a negatividade impera lado a lado com a positividade. E tudo parece uma faca de dois gumes...

Nao vi este filme, ainda, mas assim que conferir venho pra comentar contigo.

abs

Babih Xavier disse...

Eu num confio muito na internet naum
embora eu coloque minha vida em um
blog neh...
mas orkut eu acho furada \o

Rafael Lopes disse...

A pessoal, apesar de tudo a net é ótima vai. Nos ajuda muitoooooo e uma facilidade tremenda.

Claro, precisa ser usada conscientemente para não fazer coisas erradas.

Abraço

railer disse...

valeu pela dica. eu já tinha visto o trailer no cinema, mas perdi o filme.

Ricardo Martins disse...

Oi Rafael, Tudo bem
Gosto muito desse filme e de todos do Shia LaBeouf um dos meus atores preferidos!!!
Esse filmaço, muito bem feito, apesar de ser ficção é só você perceber que não foge totalmente da realidade. Hoje podem rastrear telefones (polícia/ FBI), também invadir seus e- mails e arquivos(Hackers), contas no banco e tudo mais. Imagina um dia a tecnologia além de substituir o homem totalmente nós manipular! Poderia ser como a natureza que nos criou e hoje que interferimos no ciclo natural, vê-se muitos sinais que ela um dia se rebelerá, pois seu grito é silencioso!!(Que filosofo Rsss)!
Mas adorei esse filme!!!
E parabéns pelo blog! Me visite e se quiser trocar link é só me avisar!
ABRAÇO e Sucesso!!!
http://momentocine.blogspot.com/

Rafael Lopes disse...

Opa Ricardo, valeu a visita.

Bom, você disse tudo em seu recado. Nem preciso acrescentar. Abraço

Ricardo Martins disse...

OI Rafael, valeu por me visitar também!!
E também estou te seguindo, quase fui o número 100!rss
E coloquei seu link no meu blog! Coloca o meu também no seu.
GRATO
ABRAÇO

Bruno Fernandes disse...

Pelo trailer parece que o filme é ótimo, bem do estilo que eu gosto, com momentos tensos e que prendem nossa atenção. Com certeza não vou deixar de conferir. Mais um DVD pra minha coleção ;D
Valeu pela dica Rafa!