Nova tragédia aérea

É muito triste ver mais um trágico acidente aéreo, no qual centenas de pessoas sofrem pela perda de seus entes tão queridos. O Airbus A330 da Air France que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris, desapareceu na costa brasileira na última segunda-feira (1º), com 228 pessoas a bordo.

O sofrimento deve ser ainda maior, com as incertezas se os corpos serão resgatados das profundidades do Atlântico, após cinco dias de buscas pelos destroços, sem sucesso.

Muito tem se divulgado nos últimos dias sobre os fatos. Porém, uma imagem que chamou muito a atenção, foi a capa do jornal Diário de S. Paulo, ao lado.

O voo AF 447 pode ser o pior acidente aéreo registrado desde 2003. O portal de notícias da Folha de S. Paulo publicou os principais acidentes ocorridos desde 1999. Leia aqui.

Entre as tragédias, estão o envolvendo o Airbus-A320 da empresa TAM, no dia 17 de julho de 2007. O voo JJ 3054 que fazia o trajeto Porto Alegre (RS) a São Paulo com 187 ocupantes a bordo, se chocou contra um depósito da companhia aérea na avenida Washington Luís. O avião tentou aterrissar no aeroporto de Congonhas, mas, não conseguiu.

Entre as vítimas, estavam quatro moradores de Birigui. O empresário de futebol Márcio Rogério Andrade; sua mulher Melissa Andrade; a filha do casal de dois anos, Alanis e o irmão de Melissa, André Ura Doná. Uma tragédia que marcou a cidade e que nunca será apagada da memória.

Reproduzo abaixo, um texto literário que li no blog Mundo dos Jornalistas, da jornalista e professora universitária Ayne Regina Gonçalves Salviano.

O GRANDE DESASTRE AÉREO DE ONTEM
Jorge de Lima

Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu stradivárius. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas, como se dançassem ainda. E vejo a louca abraçada ao ramalhete de rosas que ela pensou ser o pára-quedas, e a prima-dona com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa. E o sino que ia para uma capela do oeste, vir dobrando finados pelos pobres mortos. Presumo que a moça adormecida na cabine ainda vem dormindo, tão tranqüila e cega! Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas míopes que pensam que é o arrebol.

8 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Marcelo Villalba disse...

uhm.... interessante o texto, dialogando como um verdadeiro jornalista... otimo otimo...

Raphael Medeiros disse...

Falar sobre isso, sobre este assunto que está sempre na mídia....é doloroso! Só quem passa sabe, descrever a emoção de como eh....tudo isto !
Este acidente me lembra, o da TAM a um ano atrás praticamente....nele perdi um amigo, que vinha de Porto Alegre !
Agora penso hj nesta tragédia, quantas e quantas familias chorando as mortes de seus entes queridos ?
E a duvida que paira: como um avião desse porte simplesmente sumiu no MAR ?
Eu adoro viajar, de verdade.....mais nessas horas a gente pensa e SE FOSSE COMIGO ?
E SE fosse com alguém que conheço ? Minha mãe, meu pai, irmãos, tios....etc !
- Se o avião eh o meio mais seguro de se viajar, como dizem e sei que é verdade.....acho que acidentes deste porte não deveriam acontecer !

Samara disse...

Foi muitoo triste o aconteceu!!
E pior a falta de noticia! Pelo menos agora conseguiram encontrar algumas partes do avião!

Álvaro Lopes disse...

Se não me engano, somente 2 corpos foram encontrados até agora e, infelizmente, ao que tudo indica pouco será resgatado.
Fico pensando mesmo nas famílias que não poderão nem ao menos velar pelos corpos de seus parentes...
E Rafa parabéns pela delicadeza com que tratou sobre esse assunto, ótimo mesmo!!!

Ayne Regina Gonçalves Salviano disse...

Rafael,
O acidente foi uma tragédia que continua emocionando, como aquele que motivou o poeta Jorge de Lima. Obrigada pela citação. Abs.

Anônimo disse...

Hi everyone! I do not know where to start but hope this place will be useful for me.
Hope to get some help from you if I will have any quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

Hey People

I wanted to share with you a wonderful site I just came across teaching [url=http://www.kravmagabootcamp.com][b]Krav Maga[/b][/url] like they teach it in the Israeli Army (IDF) If you guys have seen the Tv Show called Fight Quest you would have seen their chief instructor Ran Nakash there featured on their [url=http://www.kravmagabootcamp.com][b]Krav Maga[/b][/url] episode. Anyways, let me know what you think. Is training via the internet something you would do?


cheers

Ken

Anônimo disse...

INSERT