Possíveis humilhações tiram Maisa do ar

Dois episódios recentes envolvendo a apresentadora infantil Maisa Silva, 7 anos, foram determinantes para que a Justiça proibisse a garota de participar do “Pergunte pra Maisa”, quadro do Programa Silvia Santos.

A decisão foi tomada pela juíza auxiliar de Osasco, Ana Helena Rodrigues Mellin, que cassou a autorização “salvo conduto”, que o SBT possuía para colocar a menina no ar. O pedido de afastamento foi feito pela promotora da Infância e da Juventude da mesma cidade.

No argumento usado pela promotora, dizia que as exibições constantes de Maisa no programa e as situações impróprias ao qual era sujeitada, ferem o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Ela também ressaltou que a participação da menina não observa o direito à liberdade e o respeito à dignidade do ser humano em desenvolvimento. Diante desta atitude, a partir deste domingo (24), já não poderemos ver Maisa na telinha, ao lado de Silvio Santos.

Quanto ao programa Sábado Animado, a menina continua apresentando normalmente. Enquanto escrevia este texto, ela comandava a atração ao vivo pelo SBT.

ECA

A participação de menores em qualquer programa de televisão é proibida, mesmo que as crianças estejam acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Porém, é permitido que os astros-mirins se apresentem desde que a justiça expeça uma autorização judicial especial, como existia com a Maisa.

Esta determinação está prevista no artigo 149 do ECA, que trata justamente deste polêmico tema. Tal procedimento se justifica para combater a exploração de crianças e adolescentes nos meios de comunicação. Para muitos especialistas, o trabalho precoce na TV acarreta na perda da infância, fase fundamental no desenvolvimento de qualquer criança, que precisa ser livre para brincar, sair, e não ficar presa por ser uma nova celebridade.

CASOS

No domingo (10), Maisa começou a chorar e correu assustada pelo palco tentando achar uma saída, após Silvio Santos chamar um garoto que estava com o rosto maquiado como um monstro para participar do programa. Como o microfone estava ligado, os telespectadores puderam ouvir os gritos de pavor da menina.

Já no último domingo (17), a situação foi mais constrangedora. Além de Silvio relembrar o fato ocorrido no programa anterior, o que levou a apresentadora a chorar novamente, Maisa bateu a cabeça em uma câmera e desabou em lágrimas.

Como estava com muita dor, ela pediu para ir embora e chamou diversas vezes pela mãe, que estava nos bastidores. A participação da pequena não durou nem cinco minutos.

REPERCUSSÃO

Lembrada carinhosamente como “A mini petis da TV brasileira" pelo CQC (Custe o Que Custar), programa humorístico da Band, o caso envolvendo a Maisa ganhou destaque na edição de segunda-feira (18).

Marcelo Tás mandou um recado para a menina dizendo que ela estava sendo maltratada e humilhada por Silvio. Em protesto, ele também ressaltou que os vídeos de Maisa que sempre são veiculados no “Top Five”, seriam censurados.

Sem dúvidas, todos estes chatos episódios envolvendo Maisa, reforçam a exploração e humilhação que crianças são submetidas “no ar”. Atitudes severas como determinadas pela juíza são fundamentais para coibir este tipo de problema.


Veja o vídeo em que Maisa se assusta com o garoto maquiado como monstro:

12 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

fabricio disse...

Coitada dela,Mas foi "foda" o dia em que ela saiu chorando com medo do menino ... kkk ... Ilario

Elissa Moreli disse...

Eu ja tinha ouvido falar desses 'bafos' envolvendo a menina Maisa, mas nao sabia q não iria mais ao ar... tbm pudera né, a guria é só uma criança, e passa por cada coisa :S
talvez esse tempo vai ser bom para a imagem da casa do tio Silvio!

Rômulo disse...

Por essas e outras que digo: Por que Silvio Santos não se aposenta ao invés de ficar apelando pra prender a audiência? Essa garota ainda vai dar muito lucro pros psicoterapeutas isso sim! Chega a ser revoltante essa situação, duvido que, não fosse pelo cache claro, os pais dela deixariam isso acontecer!

DANIEL MARQUES disse...

Olá Rafael! Muito bacana seu Blog!

Parabéns!

Daniel Marques

Danilo Galvan disse...

Rapaz, vc já deveria estar formado! eheheh
Tá mandando bem, viu!

Rafael Lopes disse...

Aooo Danilo, brigadão pelas palavras. Falta pouco para ser um formado, auhauh

abraço.

blogdozemarcos.com disse...

::: A Justiça está certa em impedir que ela volte ao programa. O próprio Silvio ficou sem graça no vídeo quando ela ficou desesperada ao ver o menino. É uma criança!

Raphael Medeiros disse...

Esse Silvio, eh um MALA sem ALÇA.
a Menina é uma CRIANÇA !
kkk ~~.

RSRS !!

Diuân Feltrin disse...

Silvio Santos é um grande comunicador. Sem dúvida o melhor do Brasil. Mas usar a imagem de uma garotinha para conquistar audiência não é uma atitude ética. A decisão de tirá-la do ar é plausível!
Parabéns pelo blog Rafa!

Tamyris Araujo disse...

Oi Rafa! Paabéns pelo blog! Sobre o texto, tadinha da menina, ela é uma criança! Como disse o Diuan, a decisão de tirá-la do ar é plausível! O Silvio passa dos limites!
Bjus querido!
t+

mateus disse...

OI Rafa adorei seu blog, parabens continue assim RSr .
Nossa a Maisa passou por uma em uahua só o silvio mesmo achei digno ela nao estar mais no programa.
Abraçao Rafa tudo de bom pra você.
>> Mateus

Anônimo disse...

bom comeco