Blog: espaço independente

Criado na segunda metade da década de 90, o blog, tem atraído cada vez mais diversos usuários para a rede virtual. Apesar de ter muitas semelhanças com o orkut e fotolog, a plataforma possui recursos ainda melhores.

Para quem é fissurado em tecnologia, basta se aperfeiçoar em códigos, por exemplo, HTML, que é possível criar diversos recursos para a página pessoal.


Na época em que surgiu, era uma ferramenta totalmente desconhecida. Hoje, o blog pode ser comparado como um “vírus do bem”, pois se espalhou por toda a rede e a cada dia vem conquistando novos adeptos. O blog é um espaço independente, onde o blogueiro escreve sobre o que quiser.

Para um Jornalista os bloggers é também um instrumento fundamental. Ainda mais para quem acabou de sair dos bancos universitários e procura ingressar no mercado de trabalho tão competitivo. A página pessoal do profissional acaba se tornando uma vitrine para as empresas de comunicações, assim, se justifica sua importância: “mostrar-se para alguém”.

Justamente por ser um espaço independente, o blog propicia ao jornalista a oportunidade de propagar seus ideais, sem se preocupar com as ideologias e exigências da empresa jornalística. Sua característica fundamental também é "multimídia", pois permite que o blogueiro usufrua livremente de recursos como fotografias, vídeos e links.

Outro ponto importante é que a própria mídia se rendeu e tem usado o blog, dispondo de bons profissionais que recebem para postar conteúdos e, assim, trazer maior audiência para o portal de notícia. Um bom exemplo é o Marcelo Tás, que produz materiais especiais e exclusivos para o blog que mantém no Terra.

O texto foi produzido na aula de "Jornalismo Online e Novas Tecnologias", do professor José Marcos Taveira.

2 comentários. Deixe o seu clicando aqui!:

Rafhael Borges disse...

Olá!
Então, estou no 2º semestre oficialmente, mas como entrei como portador de diploma vou concluir o curso um pouco antes.
Parabéns pelo blog também.
Abraço!

Diuân Feltrin disse...

Objetivo e bem fundamentado. Belo texto Rafael!
Também vejo o blog como uma ferramenta fundamental para aperfeiçoar-se como jornalista-escritor. É um meio de "fugir" de dogmas empresariais e/ou acadêmicos.